Páginas

13 de jul. de 2011

Reunião para discutir as Eleições do Conselho Municipal de Cultura

Você sabe o que é e para que serve o Conselho Municipal de Cultura? 
O CCLN e outros centros culturais, sediarão reuniões para discussão e apresentação das eleições para os membros que irão compor o Conselho. Você pode participar e contribuir para a construção e implantação de um conselho democrático. 


Participe!


Centro Cultural Jardim Guanabara - Dia 20 de julho às 19h. 


Regional Venda Nova - Dia 21 de julho ás 19h. 


Centro Cultural Lagoa do Nado - Dia 25 de julho às 19h30. 




Conheça o que é o Conselho Municipal de Cultura: 











SETOR CULTURAL| INSCRIÇÃO CANDIDATOS E ELEITORES

Locais:

Sede da Fundação Municipal de Cultura

> Rua Sapucaí 571 – Floresta

Teatro Marília

> Av. Alfredo Balena 586 – SantaEfigênia

Período:  7 de julho a 7 de agosto de 2011,
Entre 10h e 20h (dias úteis).
No Teatro Marília também aos sábados das10hás20h.


Apresentar na FMC os seguintes documentos:

a)formulário de inscrição, preenchido e assinado(disponível no site da FMC)

b)cópia de comprovante de atuação em atividades culturais, no Município de Belo Horizonte, em um dos segmentos culturais

Serão considerados para comprovação pelo menos 1 dos seguintes documentos: matérias de jornais, declarações emitidas por instituições públicas ou privadas, certificados ou outros que atestem, efetivamente, a realização daquelas atividades pelo período mínimo de 02 (dois) anos.

c)original e cópia de documento oficial de identificação que contenha fotografia

d)cópia de comprovante de endereço


Considerações importantes:

> Eleitores e candidatos do Setor Cultural deverão entregar os mesmos documentos no ato da inscrição –diferenciando apenas o preenchimento do Formulário de Inscrição:

As inscrições são presenciais.





SETOR CULTURAL | ASSEMBLEIA SETORIAL

A assembléia eleitoral SETORIAL ocorrerá no dia 11(domingo) de setembro de 2011, às14 horas*.

* em local a ser definido pela FMC, e será realizada por segmento, com a coordenação da Comissão Eleitoral


REGIONAL | INSCRIÇÃO CANDIDATOS E ELEITORES

Locais:

-Sede da Fundação Municipal de Cultura/FMC;

-Secretaria de Administração Regional Municipal*

-Centros Culturais FMC*

-Biblioteca Pública Infantil* e Juvenil e Bibliotecas Regionais da FMC*

*da região que pretenda representar

Período:7 de julho a 7 de agosto de 2011, no horário de funcionamento de cada local.



Apresentar no ato da inscrição os seguintes documentos:

a)formulário de inscrição, preenchido e assinado(disponível no site da FMC);

b)cópia de comprovante de atuação em atividades culturais na região da candidatura;

Serão considerados para comprovação pelo menos 1 dos seguintes documentos: matérias de jornais, declarações emitidas por instituições públicas ou privadas, certificados ou outros que atestem, efetivamente, a realização daquelas atividades pelo período mínimo de 02 (dois) anos.

c)original e cópia de documento oficial de identificação que contenha fotografia;

d)cópia de comprovante de endereço.

Apresentar no ato da inscrição os seguintes documentos:

a)formulário de inscrição, preenchido e assinado(disponível no site da FMC);

b)original e cópia de documento oficial de identificação que contenha fotografia;

c)cópia de comprovante de endereço.

Os eleitores das regionais não precisam comprovar atuação na área.


As assembleias eleitorais REGIONAIS ocorrerão, simultaneamente, no dia 18 (domingo) de setembro de 2011, às 14 horas*.

* em locais a serem definidos pela FMC conjuntamente com as Secretarias de Administração Regional Municipais, e serão coordenadas pela Comissão Eleitoral.


DAS ELEIÇÕES:

Os eleitores e os candidatos envolvidos poderão participar de apenas um processo eleitoral:

SETORIAL OU REGIONAL


>Os eleitores manifestar-se-ão mediante voto secreto;

>O voto é pessoal e intransferível, não sendo aceito voto por procuração.

11 de jul. de 2011

Exposição Ora com outros olhos, ora com outras mãos de Aline Midori.

Imagem: Aline Midori


O projeto “DiverCidades” apresenta a segunda exposição selecionada para integrar a programação anual do CCLN. 
Exposição constituída por esculturas, dobraduras, fotografias e objetos instalados no espaço, pretende ser percebida extravisualmente. Os visitantes são convidados a sentir formas, texturas e aromas, usando toda sua capacidade perceptiva, que vá além das mãos e dos olhos. 


Exposição por Aline Midori.


De 08 julho a 31 de agosto de terça a domingo de 09h às 17h. 
Local: Espaço Multimeios Mestre Orlando.

Horas possíveis (Enquanto o lobo não vem) - Camaleão Grupo de Dança




"Espetáculo concebido de dentro e para dentro do espaço urbano de uma cidade grande. Inicialmente, olhamos para o homem contemporâneo e tentamos perceber os seus caminhos e descaminhos em busca de sua sobrevivência diante dos valores e imposições da sociedade brasileira.
A partir de algumas pesquisas, conversas e constatações, os bailarinos criaram diversas provocações cênicas, fragmentos, movimentos que traduziram inicialmente suas visões do universo que pretendíamos abordar. E esse foi o nosso início dos ensaios práticos com a direção de onde, juntos, partimos para a construção do que é hoje esse espetáculo.
Por se tratar de um espetáculo para ser apresentado em praças e ruas, ao ar livre, tratamos (toda equipe de criação) de buscar diálogos com as diversas possibilidades que usualmente nos deparamos no espaço público.
Essa montagem é resultado do encontro do Camaleão Grupo de Dança com os diretores Chico Pelúcio e Lydia Del Picchia, atores do Grupo Galpão."

"Essa montagem é resultado do encontro do Camaleão Grupo de Dança com os diretores Chico Pelúcio e Lydia Del Picchia, atores do Grupo Galpão. Compondo a equipe de criação, temos Ricardo Garcia e André Thitcho na criação da música e efeitos sonoros, Ed Andrade no cenário, Wanda Sgarbi assinando o figurino. Dançarinos/criadores: Joana Wanner, Luciana Ferreira, Pedro Romero e Rouglas Fernandes. Locução do ator Paulo José, produção executiva Jacqueline de Castro, assistência de direção Inês Amaral e direção geral de Marjorie Quast."


Dia 16 de julho, às 15h no Parque Lagoa do Nado.

8 de jul. de 2011

Eu indico para as férias: Infantil - BONEQUINHA DE PANO - Ziraldo Alves Pinto




Bonequinha de Pano - Ziraldo Alves Pinto
Escrito na forma de peça de teatro, tem como protagonista e narradora uma boneca de pano. Ziraldo justifica a opção pela peça, pois, segundo ele, só no teatro uma boneca de pano pode falar. Ela conta sobre sua amizade com sua "menina", a criança Leninha, e como foi costurada pela avó.

Eu indico para as férias - FLUSH de Virginia Woolf






FLUSH
Virginia Woolf
Tradução de Ana Ban

Virginia Woolf era uma escritora consagrada quando concebeu Flush, em 1931: já tinha publicado o livro de ensaios A Room of One’s One (1928), assim como os romances A viagem (1915), Noite e dia (1919), O quarto de Jacob (1922), Mrs. Dalloway (1925), Passeio ao farol (1927) e Orlando (1928). Mas em 1931, em pleno verão inglês, deparou-se com a figura de um cão inusitadamente vivo e esperto que brotava da correspondência entre os célebres poetas vitorianos Elizabeth Barrett e Robert Browning. "A imagem do cachorro deles me fez rir tanto que não pude deixar de dar-lhe vida", confessou ela a uma amiga para explicar a gênese do seu mais bem-humorado livro.

Deu-lhe não apenas uma vida, mas sentimentos, amores, uma consciência e capacidade de expressão. Publicado pela primeira vez na Inglaterra em outubro de 1933, Flush é a deliciosa e inusitada biografia de um cão. Mostra aventuras e mistérios da existência percebidos através dos olhos do melhor amigo do homem. O personagem central dessa história é um cocker spaniel de origem inglesa, Flush. Em pleno processo de apreensão do mundo e de si mesmo, ele ama tanto os raios de sol quanto um pedaço de rosbife, a companhia de cadelinhas malhadas assim como a companhia de seres humanos, o cheiro de campos abertos tanto quanto ruas cimentadas e o burburinho da cidade. De quebra, Virginia Woolf aproveita para tecer, em estilo deliciosamemente espirituoso e bem-humorado, ácidos comentários sobre a sociedade inglesa e vitoriana e seus valores.

O gênio criativo da autora permitiu que fosse dada à inusitada idéia de uma biografia canina um tratamento virtuosístico. Embora Virginia já fosse uma unanimidade entre a crítica, foi Flush o seu romance com maior êxito entre os leitores, tanto na Inglaterra quanto nos Estados Unidos.

6 de jul. de 2011

Eu indico para as férias, infantil: A ÁRVORE GENEROSA


'A árvore generosa' traz o clássico de 1964 que comoveu gerações com a história do amor entre uma árvore e um menino. A capa - em preto-e-branco em outros livros do autor - aqui é colorida em dois tons de verde, nos dando uma pista do caráter ecológico presente na fábula. A árvore é a amiga amorosa que dá tudo ao menino, suas folhas, seus frutos, sua sombra. O menino também ama a árvore, a grande companheira de todos os dias; sobe em seu tronco, se pendura nos galhos, brinca de esconde-esconde. Até que vai crescendo, se torna adolescente, depois adulto. E, pouco a pouco, deixa a amiga de lado. 'Estou grande demais para brincar', diz o menino, que então precisa de dinheiro para comprar 'muitas coisas'. A árvore fornece suas maçãs, para o jovem vender. Depois seus galhos, para o homem construir sua casa. E a história acompanha o passar do tempo até a velhice do homem - que até o fim, já bem velho e cansado, é chamado de menino pela árvore. Em primeiro plano, uma lição de consciência ecológica - o homem pequeno, mesquinho, frente à generosidade e a força da natureza. No entanto, a dinâmica que vemos entre o menino e a árvore mostra também a passagem do tempo e dos valores que são reavaliados com ela, numa relação de troca sincera e desinteressada - essa que o homem parece desaprender nas exigências da vida adulta.

Eu indico para as férias, adulto: A FANTÁSTICA VOLTA AO MUNDO




A Fantástica Volta ao Mundo

Quatro meses longe de casa. Mais de 100 mil quilômetros percorridos em 54 trajetos de avião. Dezessete exuberantes países visitados ao redor do planeta. De maio a setembro de 2004, o Brasil acompanhou pela TV Globo os desdobramentos da singular aventura turística comandada pelo repórter Zeca Camargo.
Detalhe: a cada semana, cabia ao público escolher o próximo destino da viagem, por meio de votação ao vivo durante a exibição do Fantástico.
Em A Fantástica Volta ao Mundo - registros e bastidores de viagem por Zeca Camargo, o jornalista e apresentador revela aquilo que o telespectador não viu na televisão. Da concepção do projeto aos obstáculos práticos para a produção, o autor conta a história (e as histórias) de sua experiência de jornalismo itinerante: as grandes surpresas, os personagens mais marcantes, as impressões de um brasileiro ao conhecer lugares e culturas tão diferentes.
Zeca Camargo detalha a exaustiva rotina de trabalho e descreve as maiores e inesperadas dificuldades que surgiram pelo caminho. Em tom pessoal, são narradas as passagens mais emocionantes da viagem, bem como as sensações de quem vive a oportunidade única de dar uma volta ao mundo.
Para quem viu, fascinado, a série de reportagens no Fantástico, o livro contém tudo o que as câmeras nem sempre puderam captar. Para quem perdeu as matérias da tevê, é a chance de conferir o registro de uma deliciosa maratona pelos cinco continentes, sob a ótica do autor, que escreve com bom humor sobre, por exemplo, os trajetos intermináveis (24 horas de avião do Uzbequistão à Ucrânia), as "roubadas" antológicas (levar 130 quilos de bagagem pela escada, num hotel sem elevador da Austrália), as noites de ansiedade (na vã esperança de enviar reportagens ao Brasil por um provedor de internet queniano) e as experiências de risco (comer ovo de pato fecundado, nas Filipinas), entre outras aventuras.

5 de jul. de 2011

Eu indico para as férias - PRIMEIRO AMOR de Ivan Turguêniev



PRIMEIRO AMOR
Ivan Turguêniev
Tradução de Tatiana Belinky

O primeiro amor, esse sentimento avassalador e intoxicante, que paralisa e faz sofrer, se desdobra, nas mãos de Ivan Turguêniev (1818-1883), em infinitas histórias que na verdade são uma só: a história de um amor platônico. O grande autor russo abraça esse sentimento universal como ninguém e cria um dos seus mais festejados livros.

Vladimir Petróvitch, um garoto de 16 anos, cai de amores pela vizinha, Zinaída Alexándrovna, de 21 anos, filha de princesa e dona de uma beleza arrebatadora. Mas o destino de amores platônicos todos sabem qual é... E Turguêniev, na sua genialidade, soube ir além. Publicado em 1860, Primeiro amor reflete todo o lirismo e o frescor da primeira vez que o coração acelera por alguém.

Eu indico para as férias: Infantil - O GATO DE BOTAS



O gato de botas
Autor(es): Manoel Monteiro ; Jô Oliveira
O gato de botas é um dos oito contos do folclórico francês, recontado por Charles Perrault no livro Histórias ou contos do tempo passado com moralidades – conhecido também como Contos da Mamãe Gansa – publicado em 1697. Aqui, ele é recontado em imagens por Jô Oliveira e em versos de cordel por Manoel Monteiro.
O filho caçula de um moleiro recebe como herança um gato – mas “um gato que vale por mil gatos”, como lhe diz o pai. O gato pede ao moço um par de botas, um saco de algodão e linho e esse é só o começo de uma grande aventura.

4 de jul. de 2011

Eu indico para as férias infantil - O ÚLTIMO CAVALEIRO ANDANTE



O ÚLTIMO CAVALEIRO ANDANTE - Uma adaptação de Dom Quixote de Miguel de Cervantes
Will Eisner
Will Eisner usa a linguagem da história em quadrinhos para apresentar aos leitores jovens um dos maiores clássicos da literatura mundial: Dom Quixote de la Mancha, de Miguel de Cervantes (1547-1616). Em ritmo movimentado, ele conta as aventuras do sonhador que era visto como um velho maluco e mostra de que maneira os sonhos de Dom Quixote acabaram sendo eternizados.
Para narrar a história do "cavaleiro de triste figura", Will Eisner, o criador do Spirit, usa todo o seu poder de síntese. Tanto no plano das imagens como no plano do texto, cada quadrinho é altamente informativo. E nesse Dom Quixote ele é profundamente sintético nos dois sentidos: primeiro, na escolha dos episódios narrados (acompanhamos aqui, por exemplo, a grande batalha contra o moinho de vento), e, segundo, no modo de desenhá-los. O resultado constitui uma forma divertida e inteligente de apresentar a obra de Cervantes aos leitores jovens.
Título Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ 1999, categoria tradução/criança.