Páginas

3 de mar. de 2011

Cadê meu desligamento? Retratos de liberdade e Juventude

O Projeto Agenda 21 do CCLN no ano de 2011 foca a Juventude, considerando que de 12 de Agosto de 2010 a 11 de Agosto de 2011 é Ano Internacional da Juventude, sob o tema: Diálogo e Compreensão Mútua cujo slogan “Nosso ano, nossa voz”, tem como objetivos:
  • Dinamizar o diálogo e compreensão entre gerações, culturas, religiões e civilizações;
  • Promover os ideais de paz, respeito pelos direitos humanos e solidariedade;
  • Incentivar jovens a dedicarem-se na promoção do progresso, incluindo a realização dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas (ODM).
O Instituto Ajudar que executa medida em convênio com a Secretaria de Estado de Defesa Social - SEDS a partir da Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas – SUASE realiza no Centro de Cultura Lagoa do Nado oficinas de RAP, Grafite para adolescentes em cumprimento da medida socioeducativa de Semiliberdade, e neste período foram trabalhados com os adolescentes temas e situações relacionados a três etapas da vida de cada um.

A primeira etapa diz respeito à vida do jovem antes de começar a cumprir medida socioeducativa. A segunda etapa é sobre a relação deste jovem com a justiça, ou seja, o período de cumprimento da sentença e, por fim, as expectativas e perspectivas deste jovem após o cumprimento da medida. A passagem da segunda etapa para a terceira implica no desligamento do adolescente da medida. Este desligamento acontece quando o jovem se responsabiliza pelo ato cometido e, portanto, cumpre sua medida. O desligamento é o momento mais esperado e procurado pelo jovem.

Todas estas etapas são perpassadas por uma questão comum: a liberdade e o uso que cada um faz dela. 

Assim nasce o evento: “Cadê meu desligamento?’: Retratos de liberdades e juventudes.”

Exposição de grafite, lançamento do CD e fanzine feitos pelos jovens da medida socioeducativa de Semiliberdade, resultado das oficinas de RAP, ministrado pelo rapper Russo, e Grafite, ministrado pelos grafiteiros Leandro Noronha e Frederico Amaral. As oficinas foram realizadas pelo Instituto Ajudar em parceria com o Centro de Cultura Lagoa do Nado e a Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas. Na ocasião haverá a apresentação dos adolescentes autores de RAP com a participação do coletivo “Família de Rua”.




 Imagens de Leando Noronha






Dia 17/03 – no Espaço Multimeios Mestre Orlando, Lagoa do Nado – às 14h.



 

    Nenhum comentário: